Parece utopia, mas através do custo de aquisição você consegue saber quanto de retorno com vendas teve através dos seus gastos na sua empresa. Você sabe o quanto você gasta para conquistar cada cliente da sua empresa?

Nesse sentido, essa métrica é importante para negócios em crescimento e se você trabalha com marketing digital também vai precisar saber calcular o CAC. Afinal, o valor impacta diretamente na previsão dos investimentos.

Por isso, veja a seguir o que é o custo de aquisição do cliente, como é calculado e como ele é importante na tomada de decisões. Veja!

Você sabe o que é o custo de aquisição de clientes (CAC)?

É o quanto de dinheiro você gasta para conquistar uma venda para sua empresa.

Em verdade, é o quanto de verba você gasta com marketing, vendas, mídia e o quanto de retorno você tem com os seus investimentos.

Em uma época cada vez mais aflorada do marketing digital, esse termo ficou bastante conhecido devido aos grandes investimentos das empresas em estratégias de marketing para conquistar clientes.

Nesse sentido, é importante saber o quanto você gasta para alinhar as estratégias e saber onde você deve investir mais e onde você deve investir menos. 

Exemplo: Se os seus investimentos diretos para prospecção de clientes somam R$10 mil por mês, e com isso você conseguiu 20 clientes, o seu CAC será de R$500.

Nesse cálculo, também constam os investimentos e os novos clientes adquiridos no mesmo período.

E além disso, o cálculo é feito a cada mês, com algumas considerações.

Por exemplo, neste mês de setembro você contratou três colaboradores a mais, o CAC deve aumentar, no entanto, com o tempo o valor se estabiliza.

Dessa forma, para que você possa compreender melhor, vamos aprender a calcular o CAC do seu negócio!

Cálculo do custo de aquisição por cliente

Fonte: Pexels.

Para calcular o CAC, você precisa considerar todas as áreas da empresa que sejam aquelas que não atuam de maneira direta com a prospecção de clientes.

Por exemplo: Marketing, suporte, departamento de produtos, entre outros.

Para isso, vamos considerar os departamentos das áreas de marketing, vendas e os novos clientes no período de seis meses. 

Neste período, deve-se ter atenção a todos os seus investimentos no marketing, ou seja, ferramentas e investimentos com mídias pagas, eventos, RP, geração de Leads de oportunidades para o time de vendas.

E além disso, deve considerar todos os investimentos com vendas como, salários, comissões, telefonia, e toda infraestrutura para captar novos clientes.

Também deve considerar o número de clientes que foram prospectados dentro deste mesmo período.

Então, vamos a fórmula:

CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes

Para isso temos que, você precisa definir o período que quer calcular, no nosso exemplo, será o período de 6 meses. 

Depois disso, identificar todas as despesas com o marketing dentro do período, com as vendas e levantar o número de clientes conquistados dentro do mesmo período.

Em seguida, você fará a soma total das despesas e vai dividir o total pelo número de clientes conquistados.

Dessa forma, terá o valor do CAC e poderá cruzar com outras métricas para saber como está o negócio da sua empresa!

Como o CAC pode ajudar a tomar melhores decisões?

custo de aquisição por cliente

É bem simples: Ele indica se a sua empresa está se desenvolvendo bem, ou se está precisando mudar o direcionamento.

Nesse sentido, a métrica do CAC ajuda os executivos a tomar decisões mais estratégicas além de otimizar os investimentos.

No entanto, em negócios mais tradicionais com vendas pontuais, o custo de aquisição precisa ser menos que o valor médio do seu produto ou serviço para que a sua empresa possa estar saudável. , 

Em negócios em que os pagamentos são de forma recorrente, as coisas mudam um pouco.

Para que o negócio possa se desenvolver bem, o CAC precisa ser menor que a média de quanto cada cliente vai gastar com você durante toda a sua vida e aí as análises são feitas!

Dessa forma, agora que você já aprendeu sobre a importância do CAC, poderá começar a remanejar as estratégias do seu negócio e alcançar melhores resultados!