Como funcionam na prática os frameworks ágeis

Os frameworks ágeis se apresentam em suas apropriações reais através de grupos. É no interior deles que se transformam também, criando configurações exclusivas que facilmente passam a ser um mais novo método ágil.

De um modo objetivo, os frameworks ágeis consistem em quadros de trabalhos que auxiliam o grupo de negócios a vivenciar o mindset ágil, na prática.

Dessa maneira, seus processos corporativos ficam mais escalonáveis e dinâmicos e, portanto, sendo essa tendência de produtividade dos negócios.

 

Quais são os principais frameworks ágeis?

Os frameworks ágeis escalonam a produtividade e os valores dos negócios, possibilitando, assim, a prática do mindset ágil. Este oferece conceitos como alta qualidade de produtos e rápida entrega entre empresas e profissionais.

Confira os frameworks mais usados na metodologia ágil e como podem ser implantados em organizações e grupos:

 

  • Safe;
  • Scrum;
  • Framework ágeis Kanban;
  • Framework ágeis XP;
  • Framework Lean Startup.

Frameworks ágeis –  Safe

 

Significa Scaled Agile Framework. Com ele há a possibilidade de frameworks como o XP e o Serum serem aplicados nas grandes organizações como também os métodos como o Kanban, por exemplo.

Desse modo, o gerenciamento das tarefas e a entrega de valor para os recursos de negócios tornam mais fácil.

Scrum

Ele utiliza ciclos de desenvolvimento no nível de grupos, garantindo a entrega com qualidade e mudanças de requisitos durante o processo. O Scrum define as prioridades nos processos como também agiliza o desenvolvimento de gestão e se baseia nesses princípios:

 

  • Transparência – todos devem conhecer os ganhos das equipes como também os problemas que enfrentam;
  • Monitoramento das atividades – a inspeção é uma possibilidade de refletir sobre os processos;
  • Adaptação – como ajustes das atividades. É a hora de fazer uma análise, revisão e ajuste dos processos ineficientes.

Framework ágeis Kanban

 

Através do método Kanban a equipe toda visualiza o trabalho fazendo com que as atividades sejam distribuídas e direcionadas a cada um dos responsáveis.

Mostra também o que precisa ser realizado, o que está em andamento como também o que já foi realizado por meio de um fluxo contínuo.

Essa metodologia, portanto, é capaz de identificar desperdícios assimilando mais facilmente as informações.

Aplica-se o Kanban  para contratar funcionários de empresas de recursos humanos, otimizar os processos de TI, potencializar estratégias de marketing e aumentar a produção nas indústrias.

Framework ágeis XP

Considera-se essa metodologia  um framework por auxiliar nas práticas de desenvolvimento dos grupos. Ele leva essas práticas ao extremo como, por exemplo, desenvolver, integrar, testar e revisar.

Algumas das suas qualidades importantes são o feedback constante, simplicidade, confiança e, acima de tudo, coragem.

 É fundamental, então, o grupo entender que nem sempre a equipe possui as mesmas facilidades e habilidades. Sendo assim, poderá usar abordagens novas para a resolução de problemas e conflitos.

 

Framework Lean Startup

Este método tem a finalidade de desenvolver e lançar produtos no mercado. E está, assim, unido a três fatores:

 

  • Objetividade – é essencial comprovar as hipóteses de forma objetiva na sua análise. No lugar de um plano longo de negócios, o mais adequado é usar o Canvas, que é um diagrama que serve para diagnosticar como a empresa cria valor;
  • Desenvolvimento com cliente – usado para a empresa conversar com parceiros e usuários avaliando as opiniões sobre algum elemento do negócio;
  • Desenvolvimento ágil – tudo se resolverá de acordo com o contexto constante entre os clientes e as equipes.

Como funcionam, então, na prática os frameworks ágeis?

Foram mostrados anteriormente como cada framework ágil funciona na prática. Eles são, portanto, ferramentas importantes para ajudar a sua empresa a ter sucesso.

Escolha a melhor metodologia que se aplique a sua empresa e tenha, então, um excelente desempenho que fará com que ela prospere muito.

 

Add comment: