O que é Marketing?

Basicamente, a definição de marketing seria como uma combinação de estratégias e ações que visam facilitar um processo de troca. Mas podemos dizer que Marketing em si não é nada básico em sua definição, de fato, entendendo cautelosamente quais os conjuntos de ações dentro das estratégias devem ser estudados, e quais são pontos que devem ser observados para aplicar essas ações, o processo de troca é facilitado pelo conjunto de informações reunidas neste planejamento.

Philip Kotler e Kevin Lane keller, autores do livro “Administração de Marketing”, conhecido também como a bíblia do marketing, tem uma visão mais aprofundada e ao mesmo tempo mais clara sobre essa definição: 

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Outros especialistas acrescentam que o marketing é o responsável direto na segmentação do mercado e na criação de novos mercados, encontrando novas oportunidades ou criando novos produtos inovadores que atendem a certas necessidades ou problemas.

Para isso é extremamente necessário um planejamento junto a uma equipe de pesquisa e desenvolvimento para preparar um plano eficiente e assertivo.

Em um todo, o marketing contextual refere-se a estreitar o contato direto com consumidores individuais, com a finalidade de obter respostas precisas e relacionamento contínuo com o possível cliente.

É necessário buscar entender as pessoas holisticamente, ou seja, por completo, captar o que pensam e o que sentem, indo além das respostas imediatas, procurando sensações e emoções por trás dos comportamentos e motivações.

Também é extremamente importante levantar dados sobre vínculos que se estabelecem com marcas, produtos e serviços, identificando o imaginário que compõe a percepção do universo cognitivo que cerca as várias instâncias do relacionamento humano, como aspectos emocionais inconscientes envolvidos nas atividades, escolhas e interações do dia a dia.

Segundo Kotler, posicionamento de mercado é um dos fatores fundamentais na hora de se desenvolver um bom planejamento estratégico de marketing.

É preciso definir em qual posição seu produto se encontra no mercado, para isso é necessário segmentar o seu mercado-alvo e entender a jornada de compra de seus consumidores.

Isso está ligado aos 4 P’s do Marketing: preço, praça, produto e promoção. Referem-se aos empenhos da marca/empresa em como atender as necessidades de seus futuros clientes.

Para Kotler, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

Referências: 
“Marketing Management” *2006 – Kotler, Philip & Keller, KevinNova Escola de Marketing  *2017 – Rez, Rafael

One Comment:

  • 3 Estratégias de Marketing Para Aprender com o Mercado da Maconha:
    at 3 anos ago

    […] bom “marketeiro” tem que olhar para o futuro, sentir as tendências e estudar novas estratégias para entrar […]

    Reply

Add comment: