O que é Nicho de Mercado

Um nicho de mercado é um subconjunto de um mercado maior, com suas necessidades ou preferências particulares, que podem ser diferentes do mercado maior. Por exemplo, no mercado de calçados femininos, há muitos nichos ou segmentos diferentes. Sapatos para mulheres veganas seriam um nicho de mercado, sapatos para enfermeiras ou até mesmo sapatos para trabalhos pesados. Todos seriam nichos de mercado dentro do maior mercado de calçados femininos.

O que ele faz?

Quase todo mercado pode ser mais refinado, ou dividido, pelas necessidades e preferências particulares de seus constituintes. Algumas das formas mais comuns de definir um nicho são baseadas em:

  • Preço (alto, moderado, desconto)
  • Base demográfica (sexo, idade, nível de renda, nível de escolaridade)
  • Nível de qualidade (premium, alta, moderada, baixa, barata)
  • Psicografia (valores, interesses, atitudes)
  • Geográfico (a localização precisa do comprador)

Marketing focado em um nicho

O marketing focado em um nicho é muito mais preciso do que para um mercado amplo, já que um nicho tem muito mais em comum em termos de necessidades, desejos ou preferências. Vender bolsas é um mercado enorme, por exemplo, e há muitos nichos com muitos usos diferentes para uma bolsa. Você pode ter novas mamães que querem uma bolsa que possa ser usada como bolsa de fraldas, você pode ter estudantes universitários que precisam de uma bolsa para guardar seus livros, mulheres que precisam de uma bolsa para segurar o telefone, chaves e cartões de crédito, enfim…

Mas compreender as diferentes necessidades de cada nicho possibilita falar diretamente com eles em seu marketing – você terá uma chance maior de atrair a atenção do comprador e conquistar seus negócios, deixando claro que seu produto é para eles especificamente.

One Comment:

  • A palavra da vez: Branding
    at 3 anos ago

    […] O que é Nicho de Mercado CategoriasBranding, Inovação, Marketing Tagsbrand […]

    Reply

Add comment: