Proposta de valor: o que é e como criá-la para impulsionar seu negócio

A proposta de valor é o primeiro item que determina se as pessoas vão se preocupar em conhecer mais sobre o seu produto ou simplesmente vão embora.

É também uma das principais estratégias que merecem testes exaustivos até você acertar – e se conseguir isso terá um diferencial competitivo.

Mas apesar de ser fundamental para o sucesso de qualquer negócio, muitos empreendedores não utilizam esse conceito ou não sabem exatamente como aplicá-lo no dia a dia, o que acaba refletindo na perda de oportunidades valiosas.

Proposta de valor: o que é exatamente?

De forma geral, a proposta de valor é um conceito de marketing que determina se o que o seu negócio oferece realmente tem valor para os seus clientes.

Também é uma etapa fundamental do Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

A proposta de valor é construída com base na identificação dos pilares da marca, apontando como ela deve ser percebida pelo mercado. É uma promessa do valor a ser entregue, por isso, é a principal razão que indica porque um cliente deveria comprar o seu produto e não o dos seus concorrentes. Em poucas palavras, a proposta de valor:

  • Explica como o seu produto resolve os problemas dos clientes ou melhora a sua situação, ou seja, oferece relevância.
  • Oferece benefícios específicos (valor quantificado).
  • Proporciona diferenciação única, indicando ao cliente ideal porque ele deveria comprar algo no seu e-commerce e não no seu concorrente.

A proposta de valor deve dizer de forma clara e imediata os benefícios do seu produto. Além de ser a primeira informação que os visitantes veem na página inicial do seu negócio, por exemplo. Isso não é apenas por estética, mas principalmente para melhorar o seu valor no ciclo de vida do cliente.

As pessoas devem compreender: a proposta de valor é algo que as pessoas devem entender prontamente.

Deve estar na linguagem certa: sua proposta de valor deve falar o “mesmo idioma” do seu cliente. Para isso, você precisa conhecer a linguagem (persona, cultura, segmento…) que seus clientes usam para descrever a sua empresa ou produto e como se beneficiam dela. Mas, atenção: a maneira como você fala sobre seus serviços pode ser muito diferente da forma como seus clientes o descrevem. As respostas estão fora do seu escritório. Você tem que entrevistar seus clientes para compreendê-los ou usar a redes sociais para obter essas informações.

Para tornar isso mais claro vou expor aqui 9 propostas de valor:

  1. MailChimp – Envie melhores e-mails

proposição de valor mailchimp

Três pequenas palavras. É tudo o que o MailChimp precisa para lhe dizer sobre o que é sua marca . É simples, direto e ousado. Use seu serviço e você enviará um email melhor

  1. Bitly – Diminua, compartilhe, messa.

Conhecido por seu encurtamento de link, Bitly é tudo sobre como remover a desordem e ser conciso

  1. Apple MacBook – leve. Anos a frente

A Apple tem propostas de grande valor para cada produto, mas uma que é particularmente impressionante é sua declaração para o MacBook. Neste espirituoso exemplo, a Apple enfatiza o quão leve é ??seu produto (seu maior diferencial), ao mesmo tempo em que fala sobre o quão avançada é sua tecnologia.

  1. Vimeo – faça valer a pena assistir a vida

Se você está familiarizado com isso, sabe que o Vimeo se posiciona como um YouTube mais sofisticado e de melhor qualidade, e sua proposta de valor deixa isso bem claro. Quando você escolhe sua plataforma no YouTube, está se comprometendo a postar algo “que vale a pena assistir”, e não apenas outro vídeo de filhotes.

  1. Pinterest – algumas de suas coisas favoritas

O Pinterest lhe diz exatamente quem é e o que faz em uma frase simples.

O valor de entretenimento deste site em várias plataformas (desktop ou celular) é mostrado através de uma imagem muito simples, e um botão de call-to-action vermelho brilhante  (alguém claramente fez sua pesquisa de conversão) salta da página, implorando para você se tornar um usuário.

  1. Skype – Mantém o mundo falando, de graça

Em sua proposta de valor , o Skype não deixa mistério quanto ao que faz (ajuda a compartilhar, enviar mensagens e ligar), como o faz (no telefone, no tablet e no desktop) e para quem faz isso (o mundo inteiro. ) Emparelhado com imagens emocionais de um ente querido conectando através de um chat de vídeo, esta declaração verifica todas as caixas.

  1. Spotify – a trilha sonora da sua vida

Em outro oldie, não mais em uso, esta proposição de valor eloqüentemente diz-lhe que produto do Spotify é tudo. Ele quer trazer música para a sua vida e faz isso estando disponível em qualquer lugar em seu smartphone ou desktop (como pode ser visto na imagem do herói).  Em sua página inicial atual, a Spotify opta por um carrossel de vendas focado. proposições, que podem ser mais eficazes para o fechamento de usuários premium, mas em termos de mensagens sozinho, este leva o bolo no meu livro.

  1. Uber – A maneira mais inteligente de se locomover

Simples e direto, a proposta de valor da Uber resume em essência a mudança que seu negócio fez nos meios de locomoção.

  1. iPhone – A experiência é o produto

Como você provavelmente esperaria da Apple, uma empresa reconhecida por seu compromisso com o design elegante e elegante de seus produtos, a Apple reitera firmemente sua proposta de valor na versão sobre sua linha de produtos iPhone – especificamente, o design do produto. dispositivo em si, a facilidade de uso que tem sido a pedra angular da estética de design da Apple.

Add comment: