Principais técnicas de persuasão de vendas para o marketing on-line

Você costuma usar técnicas de persuasão de vendas para o marketing on-line do seu negócio? Já pensou em quais seriam os fatores que influenciam o comportamento das pessoas para que respondam SIM a um pedido seu?

Nesse sentido, influenciar não é nenhum conhecimento mágico e sim científico. São atalhos mentais que fazem o cérebro consentir automaticamente, mas, para ter êxito é necessário ter a compreensão do público alvo.

Pensando nisso, veja a seguir as 4 técnicas de persuasão de vendas para o marketing on-line. Confira!

4 técnicas de persuasão de vendas 

persuasão

 

Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar os recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.

A seguir, veja as 4 técnicas que giram justamente em torno disso. Confira! 

1.Reciprocidade 

Toda vez que você faz algo gentil para alguém, a pessoa que recebe a gentileza se sente na obrigação de retribuir essa ação da próxima vez.

Por exemplo, você pode perceber ao tomar um café com um amigo e ao final, você resolve pagar a conta.

Muito provavelmente, você ouvirá a seguinte resposta do seu amigo: “Tudo bem, você paga dessa vez, mas da próxima, eu pago!” Essa é a lei da reciprocidade em ação.

Nesse sentido, você já viu alguém utilizando plataformas online para arrecadar fundos para projetos através de doações? 

Pois é. Infelizmente, quase sempre essa estratégia de arrecadar fundos não funciona muito bem.

Na maioria das vezes, por não ter nenhuma recompensa para os que estão ajudando e nem precisa ser material.

Pois, o simples fato de você ser atencioso com uma pessoa já é o suficiente para que ela queira contribuir com suas ideias e com o seu negócio!

Dessa forma, o poder da gratidão a favores não solicitados é muito forte e uma norma social bem aceita.

2.Prova Social

técnicas de persuasão

 

Você já reparou como as pessoas optam por escolher o caminho da maioria? Pois é.

Neste caso, as provas sociais são a forma encontrada pelas empresas para mostrar quantos clientes possuem, quantos produtos já foram vendidos, mostrando para os futuros clientes que podem escolher aquela empresa.

Existem clínicas de estética, por exemplo, que postam vídeos e fotos nas redes sociais mostrando os resultados estéticos nos corpos das clientes.

Também há colégios que mostram alunos que foram aprovados em boas colocações nos vestibulares após estudarem naquele lugar.

Existem diversas maneiras de se apropriar da prova social, mas, acima de qualquer coisa, precisam ser verdadeiras!

3.Escassez 

Essa é uma das técnicas de persuasão mais conhecidas, a escassez.

Escassez promove senso de urgência e uma das piores sensações para o ser humano é a sensação da perda da possibilidade de escolha.

Por isso, o gatilho da escassez é tão poderoso. Tudo que é escasso se deseja.

Então, um evento pode ser escasso, quanto mais escasso mais valorizado.

E além disso, outro tipo de escassez é a escassez da imagem, quando você aparece por um tempo e depois dá uma pausa nestas aparições isto gera uma curiosidade por parte das pessoas sobre quando e como será sua próxima aparição.

4.Afeição 

Nesta técnica, você deve criar um elo com o seu cliente para que possam estar mais próximos e assim, utilizando essa técnica psicológica, as chances de se obter um sim crescem bastante devido a formação do elo.

Dessa forma, estas 4 técnicas são as armas da persuasão reconhecidas pela ciência e devemos cada vez mais compreendê-las, para nos defendermos de oportunistas e também para prospectar clientes. 

Add comment: