taxa de retenção de clientes

Você sabe o que é e como calcular a taxa de retenção de clientes?

Para empresas onde o cliente paga mensalidades é importante mantê-lo o maior tempo possível. Geralmente é fundamental que ele se mantenha fiel à sua empresa. Por este motivo, saber o que e como calcular a taxa de retenção de clientes é muito importante.

Você tem além do lucro também a cobertura do investimento que você fez para conquistá-lo. A retenção de clientes é, portanto, um aspecto a se considerar. Afinal uma relação de confiança requer algum tempo para ser conquistada.

Para ter uma boa taxa de relação de clientes e garantir uma excelente renda é essencial muita dedicação e ter como objetivo principal a satisfação do cliente.

O que é a taxa de retenção de clientes?  

A taxa de retenção de clientes é uma métrica que determina o número de usuários ativos que acessam de modo constante um aplicativo.

Através dela, existe a possibilidade de se analisar não somente o número de clientes do aplicativo, como também quais são as estratégias que estão trazendo resultados positivos ao mobile marketing.  

Medindo o índice de retenção de clientes a empresa pode saber se houve a diminuição na rejeição dos usuários. 

Sendo assim, se torna possível verificar mais facilmente se as estratégias de marketing utilizadas alcançaram o objetivo que se deseja ou se haverá a necessidade de aplicar novas.

Como calcular a taxa de retenção de clientes?

taxa de retenção de clientes

Este cálculo é bem fácil, sendo necessário definir um período para fazer o cálculo do índice. Ele pode ser mensal, semestral ou anual. Isso depende apenas de você.

Em seguida, só é preciso aplicar a fórmula:

Taxa de retenção = ((CE-CN) / CS) 100.

 

  • O número de usuários no final do período estipulado é CE;
  • O número de usuários adquiridos ao longo do período estipulado é CN;
  • O número de usuários que existiam no começo do tempo estipulado é CS.

Simplificando para você compreender melhor, considere como exemplo, você deseja saber qual foi a taxa de retenção do seu aplicativo no último mês, essas informações que possui são:

  • No começo do mês, seu aplicativo possuía 10 usuários;
  • Durante esse mesmo mês o app perdeu 2 usuários e adquiriu 4;
  • Desse modo, ao final do mês o app ficou com 12 usuários.

Calculando então na fórmula temos:

(12-4) / 10) 100

(8/10) 100

0,8. 100 = 80.

Neste caso, a taxa de retenção ou índice de retenção dos clientes durante o período em que foi analisado foi de 80%. Pode-se dizer então que foi uma boa taxa de retenção de clientes.

A importância da taxa 

A retenção de clientes deve ser um esforço contínuo. Se eles não perceberem que estão tendo benefícios, com certeza, você não conseguirá mantê-los junto à sua empresa. Um negócio parado sem dúvidas perderá clientes.

Para impedir que isso aconteça procure formas de inovação, seja no atendimento, serviço ou produto ou até mesmo nos modos de pagamento. Demonstre que você tenta melhorar sempre o que está oferecendo.

Sendo assim, saber o que e calcular a taxa de retenção de clientes é muito importante, pois assim você consegue avaliar se está conseguindo manter seus clientes e se precisa fazer alguma coisa para melhorar esse resultado. 

 

Add comment: